14/05/2011

Apresentação cefálica com dorso anterior

“Bom dia,
Gostaria de tirar uma dúvida, estou um pouco confusa. Minha GO disse que a posição do meu bebê não está favorável para o parto normal, mas que ainda tem uma semana para ele virar. O ultra-som diz: "Situação longitudinal, apresentação cefálica com dorso anterior". Essa não seria a posição mais satisfatória? Ou estou fazendo confusão?
Obrigada.
Roberta”

Responde nossa colaboradora, Regine Marton, enfermeira obstetra e doula:


“Olá Roberta,
Seu bebê está numa boa posição para nascer, pois sua cabeça está em baixo. O termo ‘dorso anterior’ significa que, em vez da coluna do bebê estar de frente para a sua barriga, ela está apoiada em sua coluna vertebral. Conseque visualisar isso? Se trata de uma variação da posição normal que não vai impedir o parto vaginal. Como sua GO falou, o bebê pode virar sozinho, discordo porém dela quando tira conclusões a respeito do parto.
A posição de seu bebê se chama ‘cefálica posterior’ e o parto pode se desenvolver de maneira completamente normal. O que acontece é que, simplismente, o bebê vai virar para a posição ‘cefálica anterior” (o dorso dele contra sua barriga) durante a fase da dilatação ou da expulsão.
Para ajudar a virada antes do parto você pode: caminhar de quatro patas, subir escadas (sem exagerar, claro), fazer muita danca do ventre para favorecer a acomodação do bebê em sua bacia, entre outras coisas.
Se o bebê não virar, não se agite. Respire fundo e tenha paciência. O parto pode demorar um pouco mais.
O que pode fazer durante o parto: caminhar, balançar, se acocorar, dançar a danca do ventre. O importante é manter a calma e não deixar que a pressa dos profissionais interfira.
Durante a fase do expulsivo é bom não ficar deitada de costas, porque isso fecha a bacia e atrasada a decida do bebê. Caso queira ficar deitada, escolha a posição de lado. Melhor ainda é ficar na vertical ou acocorada. De quatro também é bom. Inventa. Encontre as posições favoráveis e já vá pensando nelas antes do parto.
Ter uma doula durante o parto pode ser muito útil. De preferência alguém com experienca em partos demorados. Ela te dar avisos e te ajudar a encontrar e trocar de posições. Beba e urine com frequência, porque uma bexiga cheia impede a descida do feto na pelvis.
Se o bebê não virar mesmo durante o parto, não se preocupe. Ele pode nascer desse jeito, sem problemas. Só se trata de uma posição que exige mais atenção durante a saída da cabeça.
Em em resumo: a posição cefálica posterior não é indicação de cesárea. O parto vaginal é possível sem complicações. Eu mesma já acompanhei muitas mulheres neste caso. Esse comentário é resultado de minha própria experiência e das pesquisas baseadas em evidências científicas que você pode encontrar na Biblioteca Cochrane Brasil.
Se sua GO insiste em indicar cesárea, aconselho a trocar de médica.

Regine Marton MS CNM
Aviva Institute Midwifery school
Enfermeira Obstetra, Doula
Aquanatal Instructor,Watsu Provider,
Natal (RN) Brasil”

Para quem quiser contatar Regine, seu email é: parteiranagua@yahoo.com

31 comentários:

  1. Olá Roberta, tudo bem?
    Olha eu sou prova que os bebes nascem de parto normal nesta posição, meu filhote nascei fazem 16 meses de parto normal em casa, e estava assim posicionado, só demorou um pouco mais e custa um pouquinho mais o expulsivo tb, mas com calma, força e coragem chegamos lá.
    Prova disso é que já vem outro a caminho :)
    beijinhos e muitas felicidades

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia!
    Gostaria de saber se tenho alguma tendencia em ter parto prematuro pois estou com 26 semanas de gestação e minha bebê esta em posição dorso anterior, ou seja de cabeça para baixo com a coluna virada para a minha que no caso não é posição correta. Sinto minhas costas abrindo o tempo todo e ao fazer xixi sinto que a bebe se encaixa cada vez mais e as vezes sinto uma bola na parte de baixo como se fosse realmente a cabecinha dela. Será que eu vou ter parto prematuro para melhor me esclarecer DUM: 01/03/11 meu bebê esta com PESO ESTIMADO:697g e COMPRIMENTO FETAL ESTIMADO:31cm(15/08)ultima ultra!
    Obrigada;
    Tamires"

    ResponderExcluir
  3. Tamy, esta é a resposta de uma de nossas formadoras, Jesica Sanchez Loli, parteira argentina:

    "Hola!
    No es problema que el bebé este en esa posición para poder parir.
    Le haría otras preguntas:
    Tiene contracciones?
    A lo que se refiere con sentir una bola abajo... Me gustaría saber mejor para diferenciar si eso que siente se tratan de contracciones.
    Cuando va a orinar... se queda con ganas, osea al final casi no hace pis? molesta cada vez que orina?
    Es su primer bebé?

    Por otro lado recordar que es normal cuando el bebé ya esta de cabeza sentir que se acomoda en pelvis,a veces molesta, es una sensación diferente. pero por lo general esto se hace presente en el tercer trimestre, todavía falta un poco, es por eso que necesitaría conocer más datos.
    Besos
    Jesi"

    Como ela diz aqui, é preciso de mais informações. Se quiser, escreva diretamente a ela: jesi.sanchez@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. queria saber se só a primeira outra-som é correta em relação a semanas, e se o bebe nascer com 36 semana não é normal

    ResponderExcluir
  5. olá sou Ana paula é estou grávida de 6 meses e meu primeiro filho tenho uma duvida , fiz uma Ultra-sonografia obstétrica , é que na minha ultrasom Diz:
    Feto em situação travessa,apresentação córmica , dorso posterior e cabeça a esquerda . Gostaria de sabe oque siguinifica? se o meu bebé esta bem ?

    ResponderExcluir
  6. Ana Paula, quer dizer que seu bebê não está de cabeça para baixo, mas atravessado no útero. Isso não é um problema no sexto mês. Bebês se mexem, mudam de posição. Mas se prepare a tua cabeça para o parto, não deixe que ele faça tudo sozinha, se vc não está pronta para o parto, seu bebê ficará aí esperando por vc... Dê uma olhada em nossos cursos: www.cursosamigasdoparto.com

    ResponderExcluir
  7. estou grávida de 35 semanas e 4 dias ; na ultrassom que fiz com 34 semanas consta descrição;feto único,ativo, cefálico,com dorso á esquerda da linha média,quero saber o que significa isto,que tipo de parto vou ter possibilidade de ter, e o que pode acontecer até o momento do parto de Jaqueline para dr Roberta

    ResponderExcluir
  8. Gente fui ao medico no dia 20/02 o meu médico me pediu uma ultrassom particular para saber o tamanha do meu bebe , fiz uma ultrassom em janeiro com 28 semanas e 1 dia e estava com APRESENTAÇÃO PÉLVICA COM DORSO ANTERIOR À DIREITA levei no meu medico no dia 06/03 esta ultrassom e ele me falo que o meu bebe estava sentado e como eu já tinha que eu á estava com 34 semanas só ia espera eu leva a minha outra ultrassom e que se continuasse sentado já ia me dar a carta para marca a minha cesariana ....Peguei minha ultrassom hoje que eu fiz no dia 28/02 e esta escrito a mesma coisa APRESENTAÇÃO CEFÁLICA COM DORSO ANTERIOR À DIREITA ... apresentação cefálica é quando o feto esta de cabeça para baixo ou sentado ??? Alguem tira minha duvidaaa por favorrr pois estou com medo de ser cesariana

    ResponderExcluir
  9. Apresentação cefálica é cabeça para baixo! Fique tranquila com isso, mas continue desconfiando de seu médico. A postura dele anterior não promete bem.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Eu tava vendo as minha ultrassom do meu primeiro filho e todas mostra com apresentação cefálica com dorso anterior a direita e meu primeiro filho nasceu de 38 semanas e foi normal e agora eu não entendo porque o médico que fazer cesariana se apresenta a mesma coisa .... Quero tanto parto normal pois cesariana você acaba ficando dependente de alguem .. mudando de assunto to sentindo umas colicas fortes no pé da barriga , um friozinho e umas dores fortes na vaginal não aguentando nem anda direito e nem levanta as pernas que doi tudo ...Será que meu bebe já tá pra nasce ???? Sera que não passa dessa semana gente ???? .... no do meu primeiro filho não sentia essas dores e desse sinto bastante essas dores

    ResponderExcluir
  13. Cinara, esse médico pode não querer acompanhar um parto normal porque não tem tempo, pode não saber, pode quer ganhar mais... Nada que tenha a ver com vc e seu filho. Melhor vc evitar esse médico. Seus sintomas requerem que vc contate um profissional (VALIDO)... Vc não tem uma doula? Onde vc está?

    ResponderExcluir
  14. Então eu fiz o meu primeiro pre natal com ele e foi super tranquilo não tive o que reclama , não vai ser ele que vai fazer o parto eu só faço o pre natal com ele ....Então eu estava passando no convenio tambem só que é muito cansativo passa em dois medicos e a minha medica do convenio ja me enjoou nao aguento mais olha pra cara dela .. mais vô ve se marco uma consulta com outra medica do convenio pra ve o que vai dá .... Em diadema

    ResponderExcluir
  15. Olá meninas, estou com 4 meses, e na ultima segunda fiz minha primeira ultrassom, na Analise saiu assim : Gestação unica, topica, com feto em situaçao longitudional, apresentação pélvica e dorso à posterior. Minha proxima consulta vai ser dia 3 de maio, e como é minha primeira gravidez, não entendo muito bem, entao queria saber , se está normal.

    Nayara.

    ResponderExcluir
  16. Olá menina alguem pode tira uma duvida? Eu estou com 21 semna e batir uma ultrassonografia e na Analise saiu assim : contendo feto único, em situação longitudinal, apresentação cefálica com dorso á direita. e o radiologista falou que o meu bebê esta com uma alteração no cranio, isso e grave? devo me preocupa?

    - Biometria fetal .
    diâmetro biparietal(DBP): 5,1 cm
    ciecunfência craniana(CC):18,0 cm
    circunferência abdominal(CA): 15,2 com
    comprimento femoral (CF) 3,7 cm

    ResponderExcluir
  17. Ola! Fiz um ultra e estou com 25 semanas.
    Meu bebe esta em situação longitudinal, com dorso a esquerda da linha mediana e em apresentação cefálica. O colo do útero esta medindo 5 cm.
    Tem algum problema ele estar nessa posição com 25 semanas?
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Absolutamente não. Seu bebê está de 25 semanas. Pode ficar em qualquer posição quiser! Liberdade total :-)

      Excluir
  18. estou com um baita problema- estou com 38 semanas, o bebe pesa 3300g e estava cefálico dorso esquerda, mas na última ultra que fiz dia 13/06 ele estava transverso dorso anterior. Como ele conseguiu virar tanto assim?tem algo que eu possa fazer para ajuda-lo porque estou morrendo de medo de cesárea!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonella wrote: "Moxa no ponto 67 da bexiga, pelo menos 2x dia. Procura um bom acupuntor na tua zona, esta comprovado que funciona bastante, embora o ideal seja entre as semanas 32 e 35, mas tenta! Muita sorte! E fala com ele, nao te sintas maluca, fala mesmo com ele e contigo..."

      Excluir
    2. Renata wrote: "Existem muitas crendices, mas nenhuma tem respaldo científico. Ele pode ainda se posicionar na posição correta, apesar de ser bem difícil nesta fase gestacional, mas existe uma manobra chamada versão externa que só pode ser feita por um médico no hospital. Veja se o seu obstetra faz este procedimento."

      Excluir

    3. Allice Lopes (friends with Mayra Calvette) commented on ONG Amigas do Parto's status.
      Allice wrote: "Você precisa de uma acupunturista, há também exercícios de Yoga que ajudam muito, como a posição maometana http://1.bp.blogspot.com/-k5q53d1GUQ4/UDiwyu2rBTI/AAAAAAAAAZI/ee6jsRudiJY/s1600/posicao+de+prece+maometana.JPG também costuma ajudar."

      Excluir
  19. Boa Tarde,estou com 40 semanas e +-3 dias,fui no medico hoje e ela falou que meu BB está em situação Longitudinal,apresentação cefálica e posição direita.o que isso significa?

    ResponderExcluir
  20. Olá, Boa Noite!
    Bom eu estou um pouquinho preocupada, pois o meu Bebê está na posição cefálica mais esta subindo, ou seja querendo sair da posição. Já estou com 40 semanas e 3 dias e não queria ter um parto cesário. O que eu posso fazer para acelerar um pouco o parto ou mesmo para que ele não saia dessa posição?

    ResponderExcluir
  21. Oi me chamo patrícia estou cm parto previsto para dia 11/12 meu bb esta em situação longitudinal,apresentação cefalica e dorso a esquerda,porém ontem fui ao hospital cm colicas e a médica só encontrou o coração dele na parte do lado direito e abaixo do meu umbigo. se ele já estava em posição cefalica pq ela encontrou o coração dele do outro lado q ele estava!? o bb depois de estar em posição cefalica pode sair!? me ajudem estou nessa duvida!

    ResponderExcluir
  22. as minhas ultrasons estao dando datas diferentes para o parto ja fiz 4 e cada uma em datas diferentes o que faco?

    ResponderExcluir
  23. Fiz uma ultrassom com 31 semanas minha filha estava com 1885kg e cefalica.. e o medico disse que ela nao viraria mais..e agora fiz outra com 38 semanas ela estava com 3225kg e pelvica.. e ele ja quer marcar a cesaria.. Sera que devo esperar mais??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, espere. O bebê pode virar até nas vésperas do parto. O problema é que com um médico assim... ele parece estar te pressionando.

      Excluir
  24. Oi! Meu nome é Andressa e estou com 37 semanas e meu bebê está em posição cefálica com dorso à direita. Ontem tive consulta com o médico e ele disse que essa não é uma posição favorável pra parto normal. Mas desde o início do acompanhamento do meu pré-natal com ele - a partir da 23ª semana - que observei uma tendência dele querer marcar cesárea. Sei que meu bebê ainda pode virar, mas gostaria de saber se essa posição - dorso à direita - é mesmo complicada ou se é só papo de médico que quer fazer cesárea. Por favor, ajude!! É meu primeiro filho e não tenho intenção em fazer cesárea.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  25. Olá, meu nome é Juliana, tenho 34 anos e estou grávida de meu primeiro filho. Estamos na 36 semana e, de acordo com o último ultrassom, o bebê está em "situação longitudinal", com apresentação "cefálico", "dorso direita". Gostaria muito de ter um parto normal, mas venho encontrando muitas dificuldades para que minha vontade seja ouvida. Moro em uma cidade no interior da Bahia, onde ninguém que conheço fez parto normal. Sabendo de minha preferência o meu médico ainda não tentou marcar uma cesárea. No entanto, temo que ele use um motivo qualquer, não cientificamente cabível, para não seguir o meu plano. Por outro lado, não há outra opção na cidade e para piorar acho que meu bebê vai nascer em pleno carnaval na Bahia. As minhas perguntas são as seguintes: 1. há algum motivo real para que ele tente marcar uma cesárea em função da posição (dorso direita)? 2. em que podemos nos respaldar (leis, instruções normativas) para que nossa vontade seja ao menos levada em consideração?

    ResponderExcluir
  26. Oi , estou com 40 semanas e 4 dias . nao sinto nada e meu filho está em posição cefalica dorso anterior . tenho só um dedo de dilatação e colo do utero grosso ainda , gostaria de saber se posso pedir uma cessária.

    ResponderExcluir